Quem somos


O Grupo de Capoeira Angola Mocambo de Aruanda nasceu oficialmente em 2010, como continuidade do trabalho desenvolvido pela mestra Cristina Nascimento, na Ocupação Chiquinha Gonzaga, desde 2006.
Cristina foi formada pelo mestre Manoel (Grupo de Capoeira Angola Ypiranga de Pastinha), do qual se desligou em 2008 e é praticante de capoeira angola há 20 anos. O Mocambo de Aruanda é o primeiro grupo de capoeira no Rio de Janeiro a ser liderado por uma mulher.
Mocambo vem do termo “mukambo” (palavra de origem quibundo) que significa habitação artesanal, lugar de refúgio. É, ainda uma das denominações de quilombo.
Aruanda é uma corruptela de “Porto de Luanda”, de onde partiram muitos africanos rumo à escravidão no Brasil. Com o tempo, o termo aruanda passou a ter um significado de um local de mística esperança, povoando o imaginário que recria em tempos de escravidão rituais de libertação e de reconhecimento daquilo que o preconceito obscurece.
Assim, surge o Mocambo de Aruanda, na intenção de buscar elos com o sentido de liberdade e respeito à herança ancestral; dentro da simplicidade e reconhecimento de que o aprendizado apenas se inicia.
O Mocambo pretende que este seja um espaço de alimento e fortalecimento das nossas energias em busca da utopia de abrigar nossas diferenças no diálogo corporal da capoeira angola.
Oxalá permita que consigamos caminhar alguns passos.

Nossa proposta

Contribuir para a preservação e difusão da capoeira angola, sobretudo nos espaços populares, utilizando-a como instrumento pedagógico na educação e formação da identidade de crianças, jovens e adultos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário